HIPOGLECEMIA

(Nível muito baixo de glicose de sangue)

O QUE É HIPOGLECEMIAA hipoglicemia é caracterizada por um nível anormalmente baixo de glicose no sangue, geralmente abaixo de 70 mg/dl. É importante não considerar apenas este número – o médico deverá dizer quais níveis são muito baixos para você.
Aumentar a quantidade de exercícios sem orientação correta, ou sem ajuste correspondente na alimentação ou na medicação; pular refeições; comer menos do que o necessário; exagerar na medicação, acreditando que ela vai trazer um controle melhor; e ingestão de álcool são causas comuns de hipoglicemia.
A hipoglicemia em situações extremas pode levar à perda de consciência, ou a crises convulsivas, sendo muito graves, em medidas imediatas.
Os sinais da hipoglicemia são dicas importantes para uma ação preventiva e eles podem variar de pessoas para pessoa. 
Com o tempo, você vai aprender a identificar como seu corpo indica que o nível de glicose no sangue está caindo muito rápido, de qualquer maneira, pelo menos entre aqueles que fazem uso de insulina ou que estão em maior risco de episódios de hipoglicemia, o mais importante é monitorar as glicemias, de modo a conseguir manter a glicose bem controlada, de maneira segura em relação a hipoglicemias.
A única maneira de ter certeza se suas taxas de glicose estão muito baixas é checá-las com o aparelho próprio, se possível. 
Entretanto, se você está com sintomas de hipoglicemia e não tem condições de fazer a medição naquele momento, faça o tratamento – garantir a segurança é a prioridade neste momento. 
A hipoglicemia severa pode causar acidentes, lesões, levar ao estado de coma e até à morte.
Fique atento aos sinais da hipoglicemia, que geralmente acontecem rapidamente:

*Tremedeira
*Nervosismo e ansiedade
*Suores e calafrios
*Irritabilidade e impaciência
*Confusão mental e até delírio
*Taquicardia, coração batendo mais rápido que o normal
*Tontura ou vertigem
*Fome e náusea
*Sonolência
*Visão embaçada
*Sensação de formigamento ou dormência nos lábios e na língua
*Dor de cabeça
*Fraqueza e fadiga
*Raiva ou tristeza
*Falta de coordenação motora
*Pesadelos, choro durante o sono
*Convulsões
*Inconsciência
Fonte: SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes

NUTRICONISTA ROSANGELA