5. AS ATRIBUIÇÕES NA FAMÍLIA “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. (Gênesis 2:18)Definição de família: Marido, mulher e filhos; pessoas do mesmo sangue; conjunto das pessoas que vivem na mesma casa;Deus, ao estabelecer a família, pensou em uma necessidade básica do ser humano. O homem não deveria ficar só. O ser humano não nasceu para uma vida de solidão, mas para uma vida em comunidade, e a base dessa vida comunitária é a família.A. “Deixar, Unir-se e Tornar-se”, são verbos que designam a disposição humana em perder e ganhar. Nós devemos abandonar (dependência emocional), a nossa antiga casa e constituir uma nova casa. Em ambas experiências, vai haver renuncia. Ao deixar, você renuncia a comodidade da casa antiga. Ao unir-se e tornar-se, você vai ter que abrir mão de algumas coisas como: costumes, manias, companhias, etc.
- Gen 2:24 – Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
5.1 – ATRIBUIÇÕES DO PAI
- Ts 2:11 – “…vocês sabem que tratamos cada um como o pai trata os seus próprios filhos”.
(Ts 2:10-12 / 17-20)
10 – vocês são nossas testemunhas e Deus também de que a nossa conduta entre vocês que creram foi limpa, correta e sem nenhuma falta.
Limpo – santidade, verdade no falar e no agir.Correto – sincero , não hipócrita, sem fingimento Irrepreensível – Exemplo para os filhos, não significa que nunca falha, mas pede perdão e admite seus erros diante dos filhos.
12 – nós os animamos e aconselhamos para que vocês vivam de maneira a agradar a Deus, que os chama para participarem do seu próprio reino e da sua glória.
Comunicativo – fala, conversa e se abre com a famíliaIncentivador – desenvolvendo motivações em seus filhos, encoraja atitudes certas.
Exigente – encorajando o comportamento certo nos filhos.
17b – como sentimos saudades e como nos esforçamos para vê-los outra vez!
Afeiçoado – tem saudades dos filhos e não medo de admitir isso.
20 – sim, vocês são o nosso orgulho e a nossa alegria
Acredita que seus filhos têm grande futuro, esperança nos filhos.
Alegre – Expressa alegria pela vitória dos filhos Dt 6:6-7 – Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.
Discipulador – O pai deve ser o primeiro a falar de Deus para os filhos, orando juntos, quando das refeições. Ensinando nos caminhos que devem andar para que quando cresçam não se desviem deles.
5.2 – DA MÃE
1Tm 2:15 – Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso.
Pv 31:15 – ela se levanta de madrugada para preparar comida para a família e para dar ordens às empregadas. (PV 31:15-21 / 25-28 / 30-31)
Trabalhadora – levantando cedo e dormindo tarde.
Prepara comida – Não é ser empregada, é ser criativa e sensível aos desejos e anseios da família.
17 – é esforçada, forte e trabalhadora.
Esforçada – energética, forte, tem iniciativa.
18 – conhece o valor de tudo o que faz e trabalha até tarde da noite.
Satisfeita – acredita que seu trabalho vale a pena.
20 – ajuda os pobres e os necessitados.
Misericordiosa – preocupa-se com os necessitados
21 – quando faz muito frio ela não se preocupa, porque a sua família tem agasalhos para vestir.
Tem paz – porque prevê e se prepara para as dificuldades.
Sentido de Beleza – e utilidade, expressando cuidado com a roupa da família.
26 – fala com sabedoria e delicadeza.
Confiante – sentido de segurança para os filhos.Estima – ajuda os filhos a terem auto-estima positiva.
27 – ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família.
Abnegada – ama a ponto de dar sua vida por seus filhos.
28 – os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia.
Admirada – é sempre elogiada e respeitada pelos filhos e esposo.
5.3 – DO MARIDO
Jó 32:8 “Na verdade, há um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz sábio”.
1Cor 11:3 – Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo.
Responsável – pela liderança, pela estabilidade emocional, tomada de decisões, equilíbrio espiritual e, sobretudo, provisão.
Ef 5:25 – Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.
Amoroso – Tratando com carinho e reafirmando diariamente o seu amor por ela.Prioridade – Depois de Cristo a esposa deve ter a primazia na sua vida. Não a troque por ninguém.
1Pe 3:7 – Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade.
Presente – Procurar estar junto à esposa no lar.Atento – Com discernimento Espiritual.Cuidadoso – A esposa é mais frágil, trate-a com dignidade. Preocupe-se com a felicidade dela, afinal foi você que a escolheu! Não foi?
Pv 18:22 – Quem acha uma esposa encontra a felicidade: recebeu uma bênção do Senhor…
Tesouro – Não deixe de valorizar a riqueza e a beleza da sua esposa. Ela e uma benção do Senhor
Ef 5:26 – para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra…
Sacerdócio – Ministrador da palavra: abençoando, encorajando, protegendo, orando por ela e a santificando, através do evangelho.
5.4 – DA ESPOSA Pv 19:14 – A casa e os bens vêm como herança dos pais; mas do SENHOR, a esposa prudente.
Gn 2:18 – Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
Ajudadora – Aquela que está sempre ao lado do esposo, apoiando, auxiliando, encorajando com zelo, sinceridade e respeito.
Pv 31:10 – Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.
Prendada – Apta a aprender, ensinar, cuidar para que não haja arestas na relação familiar e, sobretudo, interceder pelo ministério do marido.
Ef 5:22 – As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;
Honrando – Submetendo as suas opiniões ao sacerdócio do marido, mediando, nunca criticando ou tomando à frente das decisões familiares.
Pv 18:21 – A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto. 1Ts 5:17 – Orai sem cessar.
Abençoando – Utilizando as palavras de sabedoria para abençoar o marido, orando ao Senhor para que lhe conceda dons Espirituais para interceder pelo esposo e pelos filhos.
Ef 6:18 – com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.
Vigilância – A sensibilidade da mulher é maior que a do homem, por isto ela deve ser o “radar” que percebe o inimigo a distancia, usando sua autoridade para interceder e cobrir o seu lar com oração de fé.
Gal 3:28 -…nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
à Quando marido e esposa, reconhecem seus papéis diante da família Cristã, os dois passam a desfrutar das bênçãos de Deus para o casamento. Família não é uma empresa dividida em chefia e subordinados, mas uma célula do corpo de Cristo.
- Ef 4:15 – Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.
à Mesmo que o seu casamento não tenha sido feito diante de Deus, Ele o abençoará como abençoou a união de Davi e Bete-seba (2 Sm 12). Arrependam-se de seus pecados e se submetam aos estatutos do Senhor para a aliança conjugal. E estando debaixo da graça de Cristo serão mais fortes, quando caminharem juntos em um mesmo ideal. Mesmo sendo diferentes na personalidade, se Cristo vive em vós e se o Espírito de Deus habita em vós, sereis um em Cristo.